Bonnie Prince Billy, ‘Wolfroy Goes To Town’: o redentor

Claro que Will Oldham já foi actor. Na verdade, o homem nunca deixou de representar. Poucos saberão quem ele é, quando é que os tiques de sobrolho são sentidos e não ensaiados, quando é que a ironia é verdadeira e a lágrima não é estudada ao espelho. Na voz traz todas estas manhas. Na voz e nas guitarras que nascem no cimo de cavalos (imaginários ou não, isso lá interessa), desterrado entre desertos e montanhas, à deriva ou apenas numa longa viagem de destino incerto. Mas no meio desta trama existe algo que nunca se ouve como engodo ou ficção: Will Oldham canta histórias verdadeiras. Isto é ficção o catano, não pode ser. E então que o artista usa outro nome? Bonnie “Prince” Billy é quando o homem quiser, nada a fazer.

“Wolfroy Goes to Town” é um longo Inverno em disco. Com um valente cobertor, é certo, que a voz de Oldham presta-se a ser bênção para ouvidos sem abrigo. Mas é uma travessia gélida por uma América desencantada, aquela que não sabe o que é Nova Iorque nem Hollywood, que não se desfaz em tecnologias nem em redes sociais, que só sabe ser deserta, pobre, temente a um deus cada vez maior e fiel crente nas coisas certas como o nascer e o pôr do sol. É folk mas não canta desencantos sociais e confusões urbanas; é country mas não se escuta como se fosse vender milhões de álbuns, como se andasse na maior pick up do país ou usasse fivelas em jeito “ai jesus”. “Wolfroy…” faz-se de canções sobre “um dia vamos ser felizes”, chora a simplicidade e apesar de uma evidente escolha estética, é uma carapuça que serve as misérias de muitos. É mais um papel de Will Oldham, o de redentor, mas desempenhando com tanto esmero que dói. Tivesse mais galope em determinados trotes menos empolgantes e seria incurável.

publicado no ‘i’

(Bonnie Prince Billy actua em Portugal nos próximos dias 23 e 24, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e no Teatro Maria Matos, em Lisboa)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Bonnie "Prince" Billy, Discos, Música. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s