Ry Cooder: ‘Pull Up Some Dust and Sit Down’

Ry Cooder é um historiador da América – e um dos mais brilhantes na tarefa. América aqui é o continente, é a dialéctica permanente entre colonizadores e colonizados, e o seu narrador está-_-se nas tintas para a diplomacia, assumindo as origens e os percursos que se cruzam no mesmo (grande) pedaço de terra. Não esquecendo nada, nem o bem nem o mal que fizeram uns aos outros, Cooder mistura tudo em música. Canta os blues em castelhano e escreve orações com ritmos mariachi, como se o gospel pudesse ter todos os sotaques que por ali se coleccionam, de norte a sul. Como? E isso lá interessa, por acaso?

O músico em questão passou anos embrenhado nas glórias e nas desventuras da Califórnia (com a trilogia de discos que lhe corresponde, editada entre 2005 e 2008) para se cansar da regionalização e voltar ao nomadismo controlado que o caracterizou quando, em meados dos anos 70, fez do tex-mex chunga uma iguaria gourmet. Mas isso foi há quase 40 anos. Hoje a destreza guitarrística é maior e o gosto mais refinado. Não há gordura extra nem temperos a pedir sal, e Ry Cooder tem mais lata que nunca.

“Pull up some Dust and Sit down” é um manifesto político, escrito por quem preza a sua realidade mas acredita que tudo podia ser diferente, “isto está bem é o tanas” transformado em coisa de guitarras. Apelos contra o enriquecimento destravado e a pobreza estrema, manifestos pró-participação política, motins antiguerra controlados e seus derivados. Um disco que é uma crónica gigante a cavalo, que vê e, sem se limitar ao relato, comenta. Um Woody Guthrie desperto e consciente, mas que se torna trovador apenas depois da descoberta da electricidade dos seus benditos efeitos.

publicado no ‘i’
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Discos, Música, Ry Cooder. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s