‘Unknown Mortal Orchestra’: Psicopátria

Nove-canções-nove. Carregar no play, chegar ao fim dar a volta. Sempre no infinitivo, sem tornar a questão muito pessoal. Se tudo acontecer sem que a vítima pense muito no assunto, melhor ainda – chegados a esse ponto, os ouvintes vestem o fato de herói psicadélico, esquecem os acontecimentos paralelos, sintonizam apenas esta frequência e escutam-na como mantra de salvação temporária.

O messias desta crença veio da Nova Zelândia, convencido de que os seus dias de power pop trio não lhe sorriam mais. Foi até Portland, bem no centro do tão amado Noroeste Americano, paraíso indie em que pouco acontece a não ser bandas, garagens e coffee shops; em que a meteorologia é o melhor amigo de quem não quer saber do seu “ser social” e acredita mais no poder da concentração usado durante horas e horas sobre o mesmo objecto de trabalho. Ruban Nielson é doente crónico da tradução de ideias em frequência sonora e descobriu na dupla americana Jake Portrait & Julien Ehrlich a  companhia perfeita – ou seja, o baixo e a bateria que não fazem muitas perguntas e deixam Ruban flutuar na sua invejável demência.

Daí que o álbum homónimo deste trio seja uma peça da colecção Nuggets fora de tempo; uma pastilha elástica psicadélica, que dura mais que a norma. Como produto da escola onde os Tame Impala também estiveram matriculados – ainda que a média final de maior glória tenha sido a dos australianos – os Unknown Mortal Orchestra utilizam a manipulação tecnológica deste século para chegar mais longe, aos idos do final da década de 60 em transmissão a cores, quantas mais melhor. E aqui com a incorporação de elementos de outros pequenos grandes mundos, do hip hop às (pequeníssimas) electrónicas. Pequenas doses para generosos efeitos, como se quer.

publicado no ‘i’
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Discos, Música, Unknown Mortal Orchestra. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s